top of page

A desigualdade social como fato social.


É imprescindível falar de desigualdade social e não se lembrar da foto da favela de Paraisópolis ao lado de um prédio de apartamentos de luxo no Morumbi, em São Paulo, muito utilizada e já vista por grande parte da população. Não há livro didático ou reportagem sobre esse fato que não há exiba, mesmo sem nenhuma escrita nos remete quase que de forma instantânea ao tema.

A foto ilustra, como nenhuma outra, ‘’ o fato de tantos terem tão pouco e tão poucos terem tanto’’, para retratar essa diferença, costuma-se comparar a riqueza dos apartamentos com a miséria dentro da favela. Esse é um dos maiores problemas da sociedade e é uma das causas de boa parte dos conflitos entre povos, a desigualdade social é consequência da má distribuição da riqueza, fato constatado na maioria dos países. Isso gera um contraste econômico e social entre a população, pois apenas uma pequena parcela da sociedade detém a maioria dos recursos econômicos, enquanto que a maioria se “contenta” com a menor parcela dos bens.

Esse quadro gera um processo de exclusão relacionado à moradia, educação, emprego, saúde, entre outros aspectos de direito do cidadão, diante de tal ocorrência, faz-se necessário uma distribuição de renda mais justa com vista a proporcionar melhores condições de vida para a população de modo global.

http://spotniks.com/as-quatro-causas-da-desigualdade-brasileira/ 21/05/2016 - 15h32min.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/desigualdade-social.htm 21/05/2016 - 16h20min.


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page